Devops Summit Brasil: Sonar Qube

SonarQube é um conjunto de analisadores estáticos que podem ser utilizados para identificar áreas de melhoria no seu código. Ele permite analisar a dívida técnica em seu projeto e acompanhá-la no futuro. Com as tarefas de compilação do Maven e do Gradle, você pode executar a análise do SonarQube com a configuração mínima em uma tarefa de compilação nova ou existente.

A Microsoft é associanda à SonarSource há quase dois anos, trazendo o SonarQube para desenvolvedores .NET e para facilitar a análise de projetos MSBuild e Java do Visual Studio Team Services, TFS e Visual Studio. A parceria e a extensibilidade do Team Services agora amadureceram até o ponto em que decidimos conjuntamente que era hora para a Microsoft transferir a propriedade das tarefas de construção do SonarQube MSBuild para a SonarSource. Eles estão em melhor posição para manter as tarefas atualizadas e consistentes com a visão do SonarQube. SonarSource já anunciou a disponibilidade de seu próprio SonarQube Team Services e extensão TFS no mercado VSTS.

Concretamente o que isso muda para você?

No passado, lançámos as tarefas de construção do SonarQube Team Services “na caixa”, por isso, sempre que actualizávamos o VSTS – a cada 3 semanas – empurrávamos actualizações para estas tarefas. As tarefas também foram fornecidas com o produto TFS no local. O código fonte está no repositório vsts-tasks no GitHub juntamente com as outras tarefas lançadas pela Microsoft. No futuro, as tarefas do Microsoft SonarQube não serão lançadas no serviço ou no produto TFS. Como muitos parceiros, a SonarSource está agora a fornecer uma extensão SonarQube dedicada . Isso lhes permite controlar totalmente o desenvolvimento e a implantação de atualizações e correções. Portanto, estamos depreciando as tarefas do MSBuild SonarQube e você precisará instalar a extensão SonarQube para continuar analisando o débito técnico em seus projetos MSBuild.

Que tarefas de compilação são afetadas?

As duas tarefas que são reprovadas são as tarefas SonarQube para MSBuild (SonarQube para ‘MSBuild – Begin Analysis’ e ‘SonarQube para MSBuild – End Analysis’).

Note que também integramos o SonarQube nas tarefas de compilação do Java para Maven e Gradle, a fim de permitir feedback de análise de código em Solicitações de Tração. Essas integrações permanecerão como estão agora e continuarão sendo lançadas pela Microsoft. A SonarSource poderá, no futuro, fornecer uma tarefa de compilação de substituição ou tarefas para Java com essa capacidade.


A Mobdrops esta na vanguarda desta tecnologia, pois tem o SonarQube em seu processo de C.I. junto ao VSTS.
#GoMob

Confira fotos do evento:

Spread the love

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *