Devops Summit Brasil: Desmistificando Git para usuários TFVC

Se o seu projeto de software é grande ou pequeno, usar o controle de versão o mais rápido possível é uma boa idéia. O Team Services suporta dois tipos de controle de versão Git e Team Foundation Version Control (TFVC).

Qual sistema de controle de versão devo usar?

O Git é o provedor de controle de versão padrão para novos projetos. Você deve usar o Git para controle de versão em seus projetos, a menos que tenha uma necessidade específica de recursos de controle de versão centralizados no TFVC.

Você pode usar repos TFVC com o Git no mesmo Team Project, por isso é fácil adicionar o TFVC mais tarde se você precisar de controle de versão centralizado.

Git (distribuído)

O Git é um sistema de controle de versão distribuído. Cada desenvolvedor tem uma cópia do repositório de origem em sua máquina de desenvolvimento. Os desenvolvedores podem confirmar cada conjunto de alterações em sua máquina de dev e executar operações de controle de versão como histórico e comparar sem uma conexão de rede. As Branches são leves. Quando você precisa mudar de contexto, você pode criar uma branch local privado. Você pode mudar rapidamente de uma branch para outro para girar entre diferentes variações de sua base de código. Mais tarde, você pode mesclar, publicar ou descartar a branch.

Importante: O Git no Visual Studio, Team Services e TFS é o Git padrão. Você pode usar o Visual Studio com serviços Git de terceiros e também pode usar clientes Git de terceiros com TFS.

Uma ferramente muito interessante que vai te ajudar a entender um pouco mais do fluxo do GIT, é a Learn Git Branching.

TFVC (centralizado)

O Team Foundation Version Control (TFVC) é um sistema de controle de versão centralizado. Normalmente, os membros da equipe têm apenas uma versão de cada arquivo em suas máquinas de desenvolvimento. Os dados históricos são mantidos somente no servidor. As branches são baseados em caminho e criados no servidor.


Hoje o VSTS tem total compatibilidade com o Git, o que torna muito eficaz a produtividade entre as equipe que adotam este sistema distribuído.
E a Mobdrops mira o desenvolvimento Ágil entre as equipe, sendo 100% dos nossos projetos estando versionados no GIT com integração do VSTS.
Com toda essa agilidade, temos uma melhor comunicação dentre as áreas de desenvolvimento. #GoMob

Confira fotos do evento:

Spread the love

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *